segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pesquisas de Identidade Cultural / Cultural Identity Research



Pesquisa Interativa de Design para Comunidades Produtivas, ou como chamamos internamente, Pesquisa de Identidade Cultural é uma ferramenta que a overbrand desenvolveu, utilizando as diversas bases teóricas de pesquisa cultural, mas com um direcionamento para embasar futuras ações de desenvolvimento produtivo no território. Esta pesquisa tem como principal vetor a apreensão do contexto cultural, técnico e organizacional do núcleo produtivo e de seu contexto regional, de forma a termos um retrato real e profundo das relações existentes intra e extra grupo produtivo.
Utilizamos esta pesquisa quando a região onde será feito a ação possui alguma base cultural conhecida, mesmo sendo mínima, para com ela, conheçamos um pouco mais de como resgatá-la e agregá-la ao processo de trabalho que será desenvolvido, e assim, atingirmos alguns objetivos secundários, tais como:
·         Resgate e fortalecimento dos elementos culturais existentes na região e no local, permitindo que haja uma apropriação e/ou disseminação pela sociedade local.
·         Inserção do contexto cultural existente no desenvolvimento de ações convergentes com o perfil sócio-cultural da comunidade a ser trabalhada.
·         Inserção de elementos de base cultural nos produtos a serem desenvolvidos junto com a comunidade.
A Pesquisa de Identidade Cultural utiliza-se de ferramentas de pesquisa áudio-visual, pesquisa em fontes primárias e secundárias, iconográfica e bibliográfica, levantamento dos indicativos para intervenção na produção e de subsídios para elaboração de um plano de acompanhamento, e são sistematizadas e condensadas em um documento final que se soma ao Plano de Trabalho para ações de desenvolvimento produtivo e territorial.

Research Interactive Design for Productive Communities, or as we call it internally, Cultural Identity Research is a tool that overbrand developed using the various theoretical bases of cultural research, but with a direction to base future actions on the territory of productive development. This research has the main vector for the seizure of cultural, technical and organizational core production and its regional context, in order to have a real picture and deep relations existing intra and extra productive group.
We use this research as the region where the action is done has some cultural basis known, even if minimal, to her, a little more know how to redeem it and aggregate it to work process that will be developed, and thus achieve some secondary objectives, such as:
        Rescue and strengthening of cultural elements in the region and on site, allowing that there is an appropriation and / or dissemination by local society.
        Insertion of the existing cultural context in the development of convergent actions with the socio-cultural community to be worked.
        Insertion of basic cultural elements in products to be developed with the community.
The Cultural Identity Research uses of research tools audio-visual research in primary and secondary sources, iconographic and bibliographical survey of indications for intervention in production and subsidies for developing a monitoring plan, and are systematized and condensed in a final document which adds to the Work Plan for development actions productive and territorial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário