sábado, 28 de julho de 2012

O verdadeiro sentido de crescimento econômico da sociedade

Em recente livro publicado (Nova Classe Média?), o economista Marcio Pochmann, Presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) fala da real mobilidade social que acontece no Brasil. Segundo ele esta mobilidade acontece principalmente na base da pirâmide social, com os trabalhadores de baixa renda, e que não tem adquirido as características de classe média.
A classe média tradicional tem o perfil de poupança e aquisição de bens de valor, ativos. Já a base populacional que se beneficiou com os incrementos econômicos promovidos pelo governo mantém-se ainda com uma renda baixa, pouca escolaridade, ocupação em serviços, e não possuindo ativos. Além de estarem bem voltados para o consumismo e o individualismo.
E mais ainda, sem uma visão ampla do movimento, de fortalecimento do coletivo, de organização política, ao contrário da década de 70 quando o processo de mobilidade social construiu instituições que se transformaram na base do processo de redemocratização do Brasil (associações de bairro, comunidades eclesiais, movimento estudantil, etc).
Um exemplo que o autor dá é o caso dos integrantes do ProUni, onde o segmento não integra os movimentos estudantis. Sendo orientadas para o mercado, conservadoras em valores e com anseios voltados para o consumo e a satisfação imediata.

(Fonte: Folha de São Paulo, 26/5/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário